Livro conta a história de mulheres grávidas em campo de concentração

ssQuando imaginamos as experiências dos campos de concentração, quase nunca levamos em conta o fato que, mesmo nos lugares mais horríveis, as vidas continuam, os corpos seguem seus ciclos naturais, seus desejos e suas forças. E como seria a vida de mulheres grávidas em um campo de concentração como Auschwitz? É isto que este novo lançamento promete nos contar.

Em ‘Os bebês de Auschwitz’, acompanhamos a narração das histórias reais de jovens judias que resistiram bravamente ao horror dos campos de concentração e aos trabalhos forçados na esperança de conhecerem seus filhos. Além de investigar o passado, a escritora Wendy Holden acompanhou o reencontro de Eva, Mark e Hana, três sobreviventes nascidos dentro das instalações nazistas.

Holden equilibra a pesquisa rigorosa e a escrita sensível para reconstituir as vidas das judias Priska, Rachel e Hanka antes de 1938, quando Hitler começou a impor restrições aos judeus. Entre o medo do avanço do Reich e a esperança pelo fim da guerra, essas mulheres viveram seus primeiros amores, se casaram e sonharam com o futuro de suas famílias apesar do destino sombrio que se desenhava.

Separadas de seus cônjuges após a deportação para Auschwitz-Birkenau, cada uma das mulheres se viu responsável por lutar por sua vida e pela de seu bebê. Sozinhas, as três judias testemunharam o melhor e pior do que o ser humano é capaz.

Wendy Holden recorreu a entrevistas, cartas e diários, criando um relato comovente, que detalha a eficiência com a qual os nazistas exterminaram milhares de judeus e mostra como pequenos gestos de solidariedade permitiram que várias vidas fossem salvas. Mais que um relato sobre o horror da guerra, ‘Os bebês de Auschwitz’ é narrativa impressionante sobre o amor materno, a persistência, a coragem e a gratidão.

Sobre a autora
Wendy Holden foi jornalista durante 18 anos, tendo trabalhado mais de uma década no ‘Daily Telegraph’, no qual era correspondente estrangeira e de guerra, e para o qual cobriu acontecimentos em todo o mundo.

É autora e coautora de mais de 30 livros, entre os quais se destacam alguns títulos sobre a vida de mulheres extraordinárias, como ‘Tomorrow Be Brave’, sobre a única mulher a pertencer à Legião Francesa, ‘A Lotus Grows in the Mud’, biografia da atriz Goldie Hawn, e ‘Lady Blue Eyes’, sobre Barbara, a viúva de Frank Sinatra.